Sanel assume serviços de água e esgoto de Luiz Antônio, SP
A concessionária vai operar os serviços públicos de água e esgotamento sanitário pelos próximos 30 anos
A Sanel - Saneamento de Luiz Antônio, fruto do consórcio formado pelas empresas GS Inima Brasil e Said será, a partir de hoje, 1 de fevereiro, a responsável pela prestação dos serviços públicos de tratamento de água e esgoto da cidade. A entrada da empresa acontece após vencer processo de licitação, na qual o município concedeu a gestão e execução dos serviços por 35 anos.
A concessionária tem um plano de investimento e ações para melhorias e adequações nos sistemas de tratamento e abastecimento de água e tratamento de esgoto que beneficiará direta e indiretamente cerca de 15 mil pessoas. “Assim que conquistamos o contrato, nossa equipe já foi a campo realizar um trabalho de pesquisa, para avaliarmos e levantarmos os principais pontos de atenção e definirmos um cronograma de prioridades, a fim de direcionarmos melhor os investimentos que serão feitos para levar mais qualidade de vida a toda a população”, destaca Carlos Roberto Ferreira, diretor de Operações da GS Inima Brasil.
Primeiros passos
Para o início das operações, a Sanel investiu cerca de R$ 400 mil na construção de sua sede onde ficarão os escritórios administrativo e comercial, refeitório, almoxarifado/oficina, além da primeira loja de atendimento ao cliente. Além de incentivar a economia local, até o momento já foram gerados 15 empregos diretos e aproximadamente 30 indiretos. E para que as equipes possam circular pela cidade foram adquiridos uma frota de cinco veículos e uma retroescavadeira.
Ainda dentre as primeiras ações está a instalação de hidrômetros em todos os imóveis residenciais, comerciais, industriais e públicos da cidade, com o objetivo de reduzir perdas, hoje calculado em 60%, evitar vazamentos e incentivar o consumo consciente. A instalação será feita em até 60 dias de forma gratuita e os moradores serão informados antecipadamente.
Um trabalho de recadastramento de informações também será realizado com objetivo é atualizar o banco de dados dos clientes para evitar a duplicidade de contas, agilizar o atendimento e personalizar os serviços prestados. O recadastramento acontecerá de porta em porta, a partir de março.
Tratamento e abastecimento de Água
Luiz Antônio atende hoje 100% da população com serviços de água potável, produzindo 250 m3 de água por hora, com os investimentos em tecnologia e infraestrutura passará a produzir 360 m3/hora.
Outras melhorias que estão a caminho é a substituição da rede de distribuição de água, reforma dos reservatórios, revitalização dos poços que abastecem o município, implantação de sistema de controle de qualidade como monitoramento e análise laboratorial contínua, além da automação para o monitoramento online, 24h, do funcionamento das bombas e nível dos reservatórios. Tudo isso vai aumentar a disponibilidade de água de qualidade para os luiz-antonienses.
Esgotamento sanitário
A cidade coleta hoje 100% do esgoto doméstico, mas só consegue tratar 64%. Para ampliar a gestão do tratamento, ao longo da concessão, serão investidos recursos na substituição e limpeza da rede de esgoto e da estação de tratamento. As metas do contrato incluem ainda a modernização e readequação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) para o aumento da eficiência operacional.
“A Sanel firma seu compromisso em universalizar o saneamento básico da cidade e levar à população mais qualidade de vida e um melhor aproveitamento de nossos recursos naturais e essenciais”, finaliza Carlos Roberto Ferreira, diretor de Operações da GS Inima Brasil.
O atendimento da Sanel estará disponível pelo 0800 899 7900 ou por mensagem pelo whatsApp (11) 95020-6424