PROJETOS DA GS INIMA BRASIL SÃO FINALISTAS DO GRI INFRA AWARDS 2022
Gestão sustentável de água, geração de energia e recuperação de áreas de manancial rendem indicação da GS Inima Brasil a prêmios de infraestrutura
Três empresas do grupo GS Inima Brasil estão concorrendo ao GRI Infra Awards, premiação que reconhece projetos, ações e iniciativas no mercado de infraestrutura de transporte, energia e saneamento básico que, por meio da excelência e inovação, trouxeram impactos sociais e ambientais positivos para o Brasil, atendendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Aquapolo Ambiental é finalista ao Prêmio Água, no qual concorrem empresas que fazem a gestão sustentável da água. A COMASA – Companhia Águas de Santa Rita, da cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, foi indicada ao Prêmio Biodiversidade (Proteção, Uso e Recuperação Sustentável de Ecossistemas) pelo projeto Renascentes do Passa Quatro, que engaja a população em medidas de proteção de nascentes e afluentes do Córrego Passa Quatro, principal manancial da cidade e recuperação de áreas degradadas na região. E a SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim está concorrendo ao Prêmio Atmosfera (Descarbonização e Economia Circular), pela implantação de usina fotovoltaica para geração de energia limpa, a partir da radiação solar, para complementar o consumo de energia necessário à operação da Estação de Tratamento de Esgoto Mogi Mirim. Essa medida reduziu em mais de 50% o volume de tCO2 que seria emitido pelo uso de energia. As iniciativas selecionadas pelo GRI Infra Awards estão alinhadas com a estratégia de sustentabilidade do grupo GS Inima Brasil.
A votação, exclusiva para os membros do GRI Club, acontece entre 26 de setembro e 14 outubro e a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores será em 17 de novembro, durante a conferência anual Brazil GRI Infra & Energy, na capital de São Paulo.
As empresas finalistas
Aquapolo Ambiental
O maior empreendimento de produção de água de reuso industrial na América do Sul e o quinto maior do planeta, o Aquapolo é controlado pela GS Inima Brasil e Sabesp e acaba de celebrar a marca de 100 milhões de metros cúbicos de água reciclada produzidos em 10 anos de operação. Com capacidade para produzir 1.000 litros/segundo de água de reuso, o Aquapolo utiliza os mais avançados processos tecnológicos para a atender as empresas do Polo Petroquímico do ABC, a partir de tratamento de esgotos domésticos da Estação de Tratamento de Esgoto do ABC, da Sabesp. O volume produzido equivale ao abastecimento de uma cidade de 500 mil habitantes.
SESAMM
Criada em 2008 para operar os serviços de esgotamento sanitário de Mogi Mirim, a SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim é controlada pela GS Inima Brasil e SABESP. A SESAMM é responsável complementação da implantação do sistema de afastamento de esgotos, implantação e operação do tratamento dos efluentes. Foi a primeira empresa brasileira de saneamento a investir na geração de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, para complementar o consumo de energia de sua ETE. Hoje essa energia limpa e renovável responde por 30% da energia consumida na operação da unidade. Iniciativa essa que possibilitou a conquista da ISO 5001:2 em gestão e energia.
COMASA
A Companhia Águas de Santa Rita é responsável pelo serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da estância climática paulista de Santa Rita do Passa Quatro, com cerca de 25 mil
Habitantes. Controlada pela GS Inima Brasil, Said e Enorsul, a COMASA tem investido na modernização do sistema de abastecimento de água captada dos córregos Passa Quatro e São Valentim, na construção de novas captações de águas superficiais e poços artesianos, na otimização do sistema de esgotamento sanitário. Desde que começou a operar, os serviços de água e esgoto foram universalizados na área urbana e o índice de perdas de água tratada caiu de 60 para 20%. A diminuição da vazão do Córrego Passa Quatro, principal manancial que abastece a cidade, levou a empresa, em parceria o Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente a implantar o projeto Renascentes do Passa Quatro, mapeando a região da microbacia do Córrego, protegendo e recuperando áreas degradadas por meio de cercamento das margens e plantio de mudas da vegetação nativa.
Mais informações - Assessoria RLC PRESS
Leila Reis (leila@rlcpress.com.br) 11 99170-4876
Vivian Leite (vivian@rlcpress.com.br) 11 99587-2339