PRESERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES É TEMA DO DIA DA ÁRVORE DA GS INIMA BRASIL
A proteção e a restauração da mata ciliar é fundamental em um contexto de desenvolvimento que gera pressão sobre o uso da terra e sobre a demanda por recursos hídricos.
As matas ciliares têm enorme importância na preservação e segurança hídrica, pois são importantes barreiras para os nossos mananciais superficiais, funcionando como filtros naturais, impedindo e/ou reduzindo que partículas de solo, defensivos agrícolas e outros poluentes possam afetar a qualidade e quantidade do curso d’água.
A proteção e a restauração da mata ciliar é fundamental em um contexto de desenvolvimento que gera pressão sobre o uso da terra e sobre a demanda por recursos hídricos. É uma agenda diretamente ligada à estratégia de adaptação e de mitigação das mudanças climáticas.
O conceito
Mata ciliar se refere à formação vegetal que se desenvolve às margens de rios, córregos, lagos, represas e nascentes. O termo é uma analogia à função das matas serem a proteção dos cursos d’água, como os cílios são a proteção dos nossos olhos.
A função da mata ciliar
- Controle de excesso de água das chuvas no solo
- Melhora a qualidade da água
- Evita a erosão do solo
- Filtragem e absorção de resíduos presentes na água
- Fornecimento de alimento e abrigo para animais
- Formação de corredores naturais para fauna e flora
As matas ciliares são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas. Os limites dessa vegetação precisam ser respeitados, tanto para a conservação dos rios quanto do ambiente natural que os envolve.