INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE MARCAM A PARTICIPAÇÃO DA GS INIMA BRASIL NO 8º ENA
Com o tema "Saneamento: a pauta do futuro", o 8º ENA trouxe em sua programação diversos painéis para compartilhar experiências e soluções desenvolvidas pelas operadoras privadas no país, onde a GS Inima Brasil apresentou cases de sua atuação, que reforçam seu DNA inovador, pioneiro e sustentável.
Entre os dias 16 e 17 de Agosto aconteceu o 8º ENA – Encontro Nacional das Águas, da ABCON SINDCON, importante evento do setor que reuniu empresas privadas de saneamento, autoridades e especialistas do setor.
Com o tema "Saneamento: a pauta do futuro", o 8º ENA trouxe em sua programação diversos painéis para compartilhar experiências e soluções desenvolvidas pelas operadoras privadas no país, onde a GS Inima Brasil apresentou cases de sua atuação, que reforçam seu DNA inovador, pioneiro e sustentável.
Luciana Brito, especialista em Gestão de Pessoas da GS Inima Brasil, participou do painel “Desenvolvimento no setor de saneamento e os desafios na formação de profissionais técnicos”, onde apresentou o case de Programa de Qualificação Profissional, uma iniciativa da GS Inima Brasil em parceria com o SENAI, para capacitação dos colaboradores da GS Inima Samar, de Araçatuba/SP, e da Saneouro, de Ouro Preto/MG.
Os cursos de iniciação profissional de encanador hidráulico e de atendimento ao cliente foram oferecidos inicialmente para os colaboradores. Em Ouro Preto, eles também foram abertos para os moradores dando oportunidade à comunidade local para aprender uma profissão para vir a trabalhar no saneamento. O programa ofereceu mais de 5 mil horas de treinamento, distribuídas entre módulos e grupos.
Mediado pelo Giuliano Vito Dragone, CP³P-F, Diretor de Novos Negócios da GS Inima Brasil, o painel de Desafios Técnicos – Pós Marco Legal do Saneamento, contou com a apresentação de dois cases do grupo.
Primeiro, Eduardo Pedroza, Gerente de Novos Negócios da GS Inima Industrial, participou do bloco destinado ao desafio de reuso de águas no Brasil.
Pedroza apresentou a conjuntura do mercado de reuso de água na indústria brasileira como forma de preservar os mananciais para o abastecimento humano, em especial, nas regiões de estresse hídrico.
Na oportunidade, destacou o Aquapolo Ambiental, controlado pela GS Inima Industrial e pela Sabesp, que é a maior planta produção de água de reuso da América Latina, que produz água para o Polo Petroquímico de Capuava a partir de esgotos domésticos tratados na ETE do ABC, da Sabesp.
Na sequência, Eduardo Berrettini, Diretor de O&M da GS Inima Brasil, participou do painel no bloco sobre a destinação do lodo de esgoto, apresentando a solução inédita no Brasil do secador solar de esgoto implantado na cidade de Araçatuba pela GS Inima Samar.
O secador solar de lodo faz com que o volume do resíduo final do tratamento de esgoto seja reduzido em 90%, diminuindo o custo de transporte e da disposição do resíduo no aterro sanitário, impactando positivamente no meio ambiente.
Um marco na sustentabilidade e inovação da GS Inima Brasil, visto que ele permite a destinação correta de resíduos, redução de impactos ambientas, redução de emissões GEE, eficiência energética, redução de custos, preservação da saúde e segurança na operação.
Confira as fotos da participação da GS Inima Brasil no 8º ENA – Encontro Nacional das Águas.