GS INIMA ENCERRA 2024 COM RESULTADOS HISTÓRICOS E REFORÇA SUA LIDERANÇA GLOBAL EM SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA ÁGUA E ENERGIA

GS INIMA ENCERRA 2024 COM RESULTADOS HISTÓRICOS E REFORÇA SUA LIDERANÇA GLOBAL EM SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA ÁGUA E ENERGIA

Com resultados financeiros históricos e forte expansão internacional, GS Inima fecha 2024 com lucro recorde, crescimento sustentável e consolidação em mercados estratégicos.

GS Inima fecha 2024 com lucro recorde de 38 milhões de euros, representando Margem Líquida de 10% em 2024.

  • O Grupo completou o ano com receitas de 389 milhões de euros, 11% a mais do que em 2023, e com uma carteira de pedidos de 10,44 bilhões de euros, representando um aumento de 18% em relação ao ano anterior.
  • O EBITDA atingiu 106 milhões de euros, representando mais de 27% de Margem EBITDA em 2024.
  • O lucro após impostos totalizou 38 milhões de euros em 2024.
  • O compromisso da GS Inima com a sustentabilidade e a ética foi refletido na realização de seus principais objetivos ambientais, sociais e de governança.
  • A empresa foi reconhecida em 2024 como “grau de investimento” com um rating BBB-/Estável.

Madrid, 23 de abril de 2025.

O Grupo GS Inima, referência global no setor da água, encerrou o exercício financeiro de 2024 com crescimento significativo e resultados que superaram as previsões. Apesar do impacto do aumento dos preços, taxas de juros e incerteza nos mercados globais, a empresa alcançou números recordes, os melhores da sua história: 389 milhões de euros em receitas (faturamento) – em comparação com 349 milhões de euros no mesmo período do ano anterior - 106 milhões de euros de EBITDA e 38 milhões de euros em lucro após impostos, representando Margem Líquida de 10% sob o faturamento de 2024.

Essas conquistas, que incluem uma melhoria significativa na geração de fluxo de caixa, refletem a eficácia das soluções inovadoras e sustentáveis que a GS Inima implementa em cada um dos seus projetos.

Além disso, a carteira de pedidos totalizou 10,44 bilhões de euros, representando um crescimento de 18%.

Este resultado confirma a consolidação das operações da empresa em 2023 e 2024, principalmente em Omã, Emirados Árabes Unidos, Brasil, Espanha e Portugal, bem como os fluxos de caixa sólidos e recorrentes em linha com os anos anteriores. 96% desta carteira está vinculada aos seus contratos de concessão de longo prazo, que garantem fluxos de caixa recorrentes e estáveis com um baixo nível de risco.

O fluxo de caixa operacional atingiu 90 milhões de euros, melhorando a posição de caixa em 9% em comparação com 2023, enquanto a dívida permaneceu em um nível moderado, demonstrando mais uma vez a forte solidez financeira do Grupo.

Outro marco financeiro importante para a GS Inima foi a obtenção de uma classificação de grau de investimento BBB-/Estável pela Scope Ratings, uma das cinco agências aceitas pelo BCE. Esta classificação reconhece o baixo risco do modelo de negócios de concessão da empresa em um setor estratégico como o da água, seu baixo nível de endividamento e a sua ampla carteira de contratos que garantem a geração de receitas por mais de 20 anos.

A obtenção desta classificação de crédito e os sólidos resultados de 2024, apesar de operar no atual ambiente desafiador, são uma boa prova do potencial e da estabilidade financeira da GS Inima para enfrentar projetos futuros com total solvência e confiança.

"A GS Inima está mais uma vez demonstrando sua solidez e capacidade de prosperar mesmo em um contexto econômico global complexo. Alcançamos números recordes em nossos principais indicadores financeiros, expandimos nossa carteira de projetos e, além disso, obtivemos uma classificação de grau de investimento, o que reflete a confiança que estamos gerando no mercado e nos posiciona com grande força para enfrentar os planos ambiciosos da empresa para o futuro", afirma Marta Verde, CEO da GS Inima.

2024, um ano de marcos operacionais e de crescimento

Como parte da sua estratégia de crescimento, a GS Inima alcançou vários marcos operacionais e contratuais significativos em 2024. Estes incluem o comissionamento e operação da planta de dessalinização Barka V, de 100 000 m³/dia, em Omã, e a conclusão financeira para Ghubrah III, em Omã, a maior planta de dessalinização do país e um grande projeto que garantiu o financiamento de $370 milhões para concluir a construção desta unidade.

Além disso, quatro novas concessões foram conquistadas no Brasil: Águas de Reúso de Vitória, Brodowski, Ourinhos e Concórdia, que reforçam a posição de liderança do Grupo no país e a sua expansão no tratamento de água industrial.

Outro marco importante do ano passado foi a adjudicação da primeira planta de dessalinização de grande capacidade em Portugal, a Planta de Dessalinização do Algarve. Esta produzirá água potável para abastecer aproximadamente 20% do consumo urbano atual da região do Algarve, no sul de Portugal.

Como parte de sua estratégia de crescimento na Espanha, a GS Inima foi premiada com a operação e manutenção das plantas dessalinizadoras em Alicante e Valdelentisco. Também ampliou as concessões do ciclo integral da água em Noja e Marina de Cudeyo, ambas em Cantábria, onde está realizando projetos de melhoria das redes de abastecimento e saneamento.

O Grupo também fortaleceu seu compromisso estratégico com a eficiência energética em 2024, com a aquisição dos projetos fotovoltaicos Boco Solar e Fenazar no Chile e na Espanha, respectivamente.

Neste sentido, Marta Verde, afirma: "Na GS Inima, esses resultados não são apenas números, são um reflexo do nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade e nossa visão de construir um futuro em que água e a energia sejam acessíveis e geridas com responsabilidade. Cada projeto, cada inovação, é voltado para gerar um impacto positivo nas comunidades e no planeta".

Perspectivas para 2025: crescimento e inovação

Com estes resultados, a GS Inima está se preparando para um futuro de crescimento contínuo e expansão estratégica. Até 2025, o Grupo planeja fortalecer sua presença em mercados-chave como Emirados Árabes Unidos (EAU), Omã, Espanha, Brasil e Chile, enquanto explora oportunidades para entrar em novos mercados, especialmente na Europa, Oriente Médio e Norte de África. Além disso, pretende consolidar sua crescente linha de negócio no setor de energia renovável.

A GS Inima está confiante no dinamismo do mercado global e em sua capacidade de continuar gerando resultados financeiros sólidos nos próximos anos, respaldada por sua expertise técnica, forte compromisso com a sustentabilidade e foco em soluções inovadoras.

Sobre o Grupo GS Inima

A GS Inima, pertence à multinacional coreana GS E&C ((http://www.gsenc.com/en/) é especializada em atividades ambientais, associadas ao ciclo integral da água e energia renovável. O Grupo GS Inima atua em todas as fases dos projetos em que participa: Concepção, Engenharia, Aquisições, Construção, Financiamento, Operação e Manutenção, estando presente tanto nos mercados público como no privado. Com presença em 12 países e em quatro dos cinco continentes, sua carteira de projetos alcançou 10,44 bilhões de euros em 2024, com um faturamento de 389 milhões de euros e um EBITDA de mais de 106 milhões de euros. Para mais informações: www.inima.com