GS INIMA BRASIL INVESTE NA PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO EM OURO PRETO

GS INIMA BRASIL INVESTE NA PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO EM OURO PRETO

Saneouro, concessionária do grupo GS Inima Brasil, investirá cerca de R$ 40 milhões e devolverá Ouro Preto ao mapa do saneamento básico completo e de qualidade.

Tendência em crescimento no Brasil como uma das soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas, a produção de água de reúso chegará ao município de Ouro Preto (MG), que é patrimônio cultural da humanidade. A Saneouro, empresa do grupo GS Inima Brasil que opera a concessão dos serviços de distribuição de água e de esgotamento sanitário da cidade desde janeiro de 2020, obteve o licenciamento ambiental para construção e operação da Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) Osso de Boi. 

As obras devem durar cerca de 18 meses e o investimento será de R$ 40 milhões. A Epar Osso de Boi devolverá Ouro Preto ao mapa do saneamento básico completo e de qualidade. O município teve o que é considerado o primeiro sistema de tratamento de esgotos da América Latina, implantado no século XIX. Hoje, ainda há resquícios do sistema.  

Referência internacional no assunto e responsável pelo maior empreendimento para água de reúso na América do Sul, o Aquapolo, na região do Grande ABC paulista, a GS Inima também entregará sua expertise no Espírito Santo. No último mês de janeiro, foi a vencedora do primeiro leilão de subconcessão de água de reúso do Brasil, proveniente de parceria entre a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e a Arcelor Mittal. O consórcio formado por GS Inima Brasil e Tubomills prestará os serviços de tratamento de efluentes da bacia de Camburi (ES) e de fornecimento de água de reúso para utilização industrial da Arcelor Mittal.