GS INIMA BRASIL E O GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ASSINAM ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO
O projeto prevê a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) com capacidade de transformar 300 l/s de esgoto sanitário em água de reúso para fim industrial e promoverá desenvolvimento sustentável da região.
A GS Inima Brasil, líder mundial nos segmentos Concessões, Industrial e Serviços, representada pelo seu CFO, Fernando Schlieper e o Diretor de Novos Negócios, Giuliano Dragone, assinou, na segunda-feira (13) juntamente com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, a ordem de início dos serviços de construção, operação e manutenção da estação de tratamento de efluentes sanitários e fornecimento de água de reúso no município de Vitória. A solenidade aconteceu durante o painel ES Day, que faz parte da programação da edição internacional do evento Brazilian Regional Markets (BRM), promovido pela Apex e EQI Investimento e que acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O acordo firmado entre o Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), e a GS Inima Brasil, tem investimento estimado de R$ 240 milhões. O projeto prevê a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) com capacidade de transformar 300 l/s de esgoto sanitário em água de reúso para fim industrial. O efluente tratado será bombeado de Camburi, em Vitória, até o Polo Industrial no município da Serra. O prazo de contrato é de 30 anos.
A chegada da GS Inima Brasil em Vitória/ES, através da unidade de negócio Águas de Reúso de Vitória, beneficiará moradores dos bairros da zona norte da capital Vitória, além de seis bairros da Serra: Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima, proporcionando um legado de gestão sustentável e preservação da água, do meio ambiente e benefícios para a população.
Além de atender às demandas industriais, a planta de tratamento de água de reúso traz consigo uma série de benefícios ambientais e sociais para o Espírito Santo. Giuliano Vito Dragone, Diretor de Novos Negócios da GS Inima Brasil, destacou o projeto durante o evento: “A redução do consumo de água potável, a preservação dos recursos naturais e a mitigação da poluição hídrica são apenas algumas das vantagens que essa iniciativa trará para a região. Ademais, a operação da EPAR - Estação Produtora de Água de Reúso, promoverá o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a geração de empregos diretos e indiretos, e a capacitação da mão de obra, contribuindo para o crescimento econômico e social da comunidade”, afirma Dragone.
Sobre a GS Inima Brasil
A GS Inima Brasil atua em três segmentos com ativos de Saneamento, Industrial e Serviços em todo o território nacional.
Com mais de 30 anos de atuação no Brasil, com crescimento consistente e sustentável alinhados aos princípios de ESG, a Companhia fortalece a sua história e contribui para a universalização do saneamento no país, para a resiliência hídrica, com eficiência operacional e sustentabilidade.
Sobre o Grupo GS Inima
A GS Inima, grupo pertencente à multinacional coreana GS E&C (http://www.gsenc.com/en/), é especializada em atividades ambientais associadas ao ciclo integrado da água e energia renovável. O Grupo GS Inima está ativo em todas as fases dos projetos em que participa: Engenharia, Aquisição, Construção, Financiamento, Operação e Manutenção, e atua tanto nos mercados públicos quanto privados.
Com presença em mais de 10 países e em quatro dos cinco continentes, seu portfólio de projetos ultrapassou 8,873 milhões de euros em 2023, com um faturamento de 349 milhões de euros e um EBITDA de mais de 100 milhões de euros.
Crédito da foto: Hélio Filho/Secom-ES.