GS INIMA BRASIL E MARQUISE INFRAESTRUTURA ADQUIREM COTAS DA UTILITAS, RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE ÁGUA INDUSTRIAL DO PECÉM
A Utilitas é responsável pelo fornecimento, tratamento e destinação de água industrial para o Complexo do Pecém (CE)
A Utilitas, agora reestruturada com a entrada de duas grandes empresas, agrega à companhia uma maior capacidade técnica e econômica; essencial para equacionar definitivamente o problema de abastecimento hídrico para o Complexo Industrial Portuário do Pecém, estratégico para o Ceará, dando mais segurança ao fornecimento de água para as empresas ali situadas e para todas as que manifestam desejo de se instalar no local visando a produção de hidrogênio verde.
A Marquise Infraestrutura, renomada por suas grandes obras de infraestrutura no Brasil, incluindo a construção da maior usina de dessalinização de água marinha para consumo humano da América Latina, localizada na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), além de obras de transposição de águas do Rio São Francisco, a Marquise Infraestrutura vem ampliando sua atuação no segmento hídrico ao longo dos anos.
Com este projeto, a Marquise se torna uma das primeiras empresas do Brasil a produzir água de fonte renovável para uso humano, com a dessalinização de Fortaleza; e de reúso para indústria.
"Estamos felizes com a nova parceria, acreditando no sucesso da Utilitas em seu objetivo e com a ampliação de nossa participação em um setor tão importante. A falta de água é um problema crônico em todo o mundo e a busca por soluções que possam equacionar a escassez hídrica nos impulsiona a ampliar a atuação nessa área. Esta ação se soma às obras realizadas pela Marquise Infraestrutura em outros segmentos, como a obra de ampliação do porto do Pecém e implantação da Ferrovia Transnordestina, fundamentais para o crescimento econômico do Ceará e do país", afirma Renan Carvalho, diretor da Marquise Infraestrutura.
Por sua vez a GS Inima Brasil, integrante do grupo espanhol GS Inima Environment, é uma das líderes no setor de saneamento básico, atuando em três segmentos com ativos de saneamento, industrial e serviços em todo o território nacional. Com mais de 30 anos de atuação no país, com crescimento consistente e sustentável alinhados aos princípios de ESG, a empresa fortalece a sua história e contribui para a universalização do saneamento no país, para a resiliência hídrica, com eficiência operacional e sustentabilidade.
No setor industrial, a robustez da companhia se apresenta em soluções customizadas, inovadoras e sustentáveis, com excelência na produção de água de reúso, tratamento de água e efluentes industriais. O grupo possui plantas de utilidades industriais nos Estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo (em construção) e São Paulo, como o Aquapolo, o maior empreendimento para a produção de água de reúso na América do Sul e um dos maiores do mundo.
“Constantemente, a companhia busca novas práticas e tecnologias avançadas para um desenvolvimento sustentável, com foco na saúde, na qualidade de vida e no meio ambiente. O nosso trabalho é contribuir para a preservação dos recursos hídricos. A água é um bem precioso e escasso, e é fundamental garantir sua disponibilidade para as gerações futuras. Este é o compromisso que assumimos com o Ceará e o Brasil”, conclui Paulo Roberto de Oliveira, CEO da GS Inima Brasil.