GS INIMA BRASIL CONQUISTA O SELO PRATA DO PROGRAMA GHG PROTOCOL
Certificação reforça o compromisso da empresa com a mitigação de emissões de gases de efeito estufa, ao adotar uma postura proativa no gerenciamento de riscos e na identificação de oportunidades em uma economia de baixo carbono.
A GS Inima Brasil dá um grande passo em sua jornada rumo à mitigação das mudanças climáticas, anunciando pela primeira vez a publicação de seu Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Programa Brasileiro GHG Protocol. Essa ação reforça o compromisso da empresa em enfrentar os desafios globais, a partir de uma estratégia climática baseada em adaptação e mitigação.
Com relação a mitigação, nossos programas corporativos, como o Destino Certo, que promove a economia circular, e o Renovar, focado na eficiência e transição energética, estão alinhados à ambição de reduzir emissões de GEE diretas e indiretas em nossas operações.
Em 2023, a GS Inima Brasil registrou um total de 40.974 toneladas de CO2e emitidas em suas operações e escritórios administrativos. Essas emissões são divididas entre Escopo 1, com 37.889 toneladas de CO2e provenientes de emissões diretas das atividades operacionais (tratamento de efluentes, consumo de combustíveis e gases refrigerantes), e Escopo 2, com 3.085 toneladas de CO2e decorrentes das emissões indiretas do consumo de energia elétrica.
No que diz respeito às emissões diretas, 90% delas são resultantes do processo de tratamento de efluentes, representando a maior parte das emissões de Escopo 1. As emissões de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) podem variar significativamente, influenciadas por fatores como as tecnologias empregadas, a qualidade do efluente de entrada, a eficiência operacional, o volume de tratamento, as práticas de gestão de resíduos e o tipo de lançamento.
A transição energética e a busca por eficiência têm sido prioridades estratégicas para o Grupo GS Inima. A GS Inima Ambient se destaca como pioneira no setor de saneamento ao aproveitar o biogás gerado pela biodigestão do lodo da ETE Ribeirão Preto para a produção de energia. Estamos integrando a energia fotovoltaica em nossa estratégia global, adquirindo energia de fontes renováveis e investindo em aproximadamente 3 mil kWp de geração de energia fotovoltaica em unidades operacionais como GS Inima Ambient, GS Inima Samar, Sesamm e Triunfo. A entrada em operação das novas usinas fotovoltaicas somadas à migração de diversas unidades consumidoras de energia para o mercado livre com certificado de origem renovável já traz para 2024 uma perspectiva de redução significativa nas emissões de Escopo 2.
O Escopo 3, que incluem as emissões indiretas provenientes da nossa cadeia de valor, deverão ser reportadas no próximo ciclo com os avanços no processo de coleta das informações.
A GS Inima Brasil reafirma seu compromisso com a mitigação de emissões de gases de efeito estufa, ao adotar uma postura proativa no gerenciamento de riscos e na identificação de oportunidades em uma economia de baixo carbono, que agreguem valor às operações e contribuam para um futuro mais responsável.
Acesse o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), clicando aqui.