GS INIMA ASSINA CONTRATO PARA A OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA DESSALINIZADORA DE ALICANTE

GS INIMA ASSINA CONTRATO PARA A OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA DESSALINIZADORA DE ALICANTE

Nova operação reforça o expertise do grupo GS Inima em plantas de dessalinização

A joint venture formada 50/50 pela Sacyr Agua e GS Inima será responsável pela operação, manutenção e conservação da usina de dessalinização de Alicante. Esta planta tem uma capacidade total de tratamento de 122.500 m3/dia entre as duas linhas de produção que a compõem: Alicante I, com 57.500 m3/dia, e Alicante II, com 65.000 m3/dia.

O contrato concluído pela Mancomunidad de los Canales del Taibilla à joint venture tem um valor de 11,6 milhões de euros (IVA incluído) e uma duração de dois anos, podendo ser prorrogado até mais dois anos.

O âmbito do contrato inclui todas as tarefas necessárias ao correcto funcionamento das instalações, tanto em relação à qualidade da água produto como à utilização de cada uma das partes que compõem as instalações (sistema incluído desde a captação de água do mar funciona até a entrega da água produto aos tanques da Associação de Canais de Taibilla).

A usina de dessalinização tem capacidade de produzir água potável para abastecer uma população de 470 mil habitantes.

A operação das instalações será realizada sob os mais exigentes padrões de qualidade, ambientais e de sustentabilidade, de forma a garantir o correto funcionamento e manutenção das centrais, cumprindo os objetivos de produção exigidos pelos municípios convencionados.

A GS Inima realizou a concepção e construção do Alicante II, que entrou ao serviço em Maio de 2008, sendo operado desde o início e durante 11 anos pela GS Inima. A Sacyr Agua gere esta central há quatro anos, período em que implementou técnicas inovadoras como a utilização de drones subaquáticos para realizar levantamentos das instalações subaquáticas da central.