CAEPA RECEBE PRÊMIO ACERTAR DA AGÊNCIA ARES-PCJ
Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA), controlada pela GS Inima Brasil, recebeu o PRÊMIO ACERTAR na categoria TOP 10 - qualidade, confiabilidade e rastreabilidade das informações.
A CAEPA, Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA), controlada pela GS Inima Brasil, recebeu o PRÊMIO ACERTAR na categoria TOP 10 - qualidade, confiabilidade e rastreabilidade das informações.
A Premiação do 2º Ciclo da Metodologia ACERTAR, que aconteceu no início de fevereiro na sede da Agência, em Americana, teve como critério a utilização da nota média da qualidade das informações obtidas nos eixos confiança/exatidão.
Sobre a metodologia ACERTAR
A metodologia ACERTAR foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento. A iniciativa confere maior confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo mais profissionalismo e estruturação dos processos.
O ACERTAR é desenvolvido pelas Agências Reguladoras em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) e MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional). A metodologia insere-se no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (INTERÁGUAS), sendo formalmente instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12 de dezembro de 2018.
Sobre a CAEPA
Desde 2015, a Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) é responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município paulista de Paraibuna, no Vale do Paraíba.
Contratada pelo prazo de 30 anos para atender a população de cerca de 18 mil habitantes, a CAEPA é controlada pela GS Inima Brasil e pela Enorsul Saneamento. Desde que assumiu os serviços de saneamento básico de Paraibuna, a empresa tem investido na modernização do sistema de abastecimento de água potável da cidade, que incluiu a substituição da rede no Centro de Paraibuna com mais de 60 anos, e na construção do sistema de esgotamento sanitário. Com os investimentos já realizados a CAEPA reduziu as perdas de água tratada no município de 60 para 31%.
Em 2019, alcançou a universalização do abastecimento de água, ou seja, todos os moradores da área urbana de Paraibuna têm acesso a água tratada 24 horas por dia. A captação de água para abastecimento da cidade de Paraibuna é feita no Rio Paraibuna e por meio de oito poços artesianos, de onde a água bruta é bombeada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da CAEPA.
Com mais de 350 anos de existência, a cidade paulista de Paraibuna conseguiu sua primeira estação de tratamento de esgoto em 2020. Com investimentos de R$ 5 milhões de reais, a E.P.A.R. “José Toledo Diniz”, tem capacidade de tratar até dois milhões de litros de esgoto por dia.